1- Se for comprar à vista, perfeito. Mas se for parcelar, compre o carro que cabe no seu bolso. E nunca comprometa mais do que 30% do seu orçamento. Afinal além das parcelas, você tem de contar com custos de combustível, manutenção, seguro, acessórios, estacionamento, etc.
2- Escolha o carro conforme suas necessidades de uso. Para quê uma picape se for só para levar a caçamba para passear? Ou um 4x4 se nunca você vai além da estradinha de terra batida?
3- Pesquise, pesquise e pesquise. Tem gente que acha que concessionária é como rede de supermercado, ou seja, os preços são iguais. Não são. Variam até na cor. E se for deixar seu usado na troca, mais um motivo para pesquisar. Algumas valorizam seu usado e não te dão desconto no novo. Ou o contrário: te dão um superdesconto no novo em compensação colocam seu usado lá embaixo
4- Vai financiar? Pesquise taxas de juros, além daquelas opções que o vendedor te der. Do mesmo banco você pode encontrar número menor. Fale com seu gerente, pesquise outros bancos. Verifique taxas e custos. Coloque tudo no papel e compare.
5- Se for financiar, o que é melhor? CDC, leasing ou consórcio?
CDC: juros costumam ser maiores, assim como o prazo. E há cobrança de IOF. Carro fica em seu nome, mas veículo é alienado até final do pagamento
Leasing: carro fica em nome do banco (na prática não muda nada para você), juros podem ser mais atraentes e há isenção de IOF
Consórcio: melhor forma de financiar, mas é para os que se planejam e conseguem usar um valor guardado para dar como lance.
6- Não se afobe. Não conheço ninguém que perdeu um grande negócio por deixar de seguir a pressão do vendedor – ele sim tem pressa de vender. A pressa da venda é inversamente proporcional à compra racional, tranqüila e bem pesquisada
7- Pesquise ainda se aquele carro escolhido está para mudar, sair de linha. Se sim, negocie ainda mais desconto. Se não, veja se é linha 2009 ou já 2010. Se for 09 o desconto deve ser maior, porque na revenda vale o ano-modelo e não o ano-fabricação. Se for 2010, veja quanto sai o 2009 e se houve aumento/redução de acessórios, melhorias de uma linha para a outra.
2- Escolha o carro conforme suas necessidades de uso. Para quê uma picape se for só para levar a caçamba para passear? Ou um 4x4 se nunca você vai além da estradinha de terra batida?
3- Pesquise, pesquise e pesquise. Tem gente que acha que concessionária é como rede de supermercado, ou seja, os preços são iguais. Não são. Variam até na cor. E se for deixar seu usado na troca, mais um motivo para pesquisar. Algumas valorizam seu usado e não te dão desconto no novo. Ou o contrário: te dão um superdesconto no novo em compensação colocam seu usado lá embaixo
4- Vai financiar? Pesquise taxas de juros, além daquelas opções que o vendedor te der. Do mesmo banco você pode encontrar número menor. Fale com seu gerente, pesquise outros bancos. Verifique taxas e custos. Coloque tudo no papel e compare.
5- Se for financiar, o que é melhor? CDC, leasing ou consórcio?
CDC: juros costumam ser maiores, assim como o prazo. E há cobrança de IOF. Carro fica em seu nome, mas veículo é alienado até final do pagamento
Leasing: carro fica em nome do banco (na prática não muda nada para você), juros podem ser mais atraentes e há isenção de IOF
Consórcio: melhor forma de financiar, mas é para os que se planejam e conseguem usar um valor guardado para dar como lance.
6- Não se afobe. Não conheço ninguém que perdeu um grande negócio por deixar de seguir a pressão do vendedor – ele sim tem pressa de vender. A pressa da venda é inversamente proporcional à compra racional, tranqüila e bem pesquisada
7- Pesquise ainda se aquele carro escolhido está para mudar, sair de linha. Se sim, negocie ainda mais desconto. Se não, veja se é linha 2009 ou já 2010. Se for 09 o desconto deve ser maior, porque na revenda vale o ano-modelo e não o ano-fabricação. Se for 2010, veja quanto sai o 2009 e se houve aumento/redução de acessórios, melhorias de uma linha para a outra.
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