3.11.12

Museu de Arte de São Paulo comemora 65 anos


Acervo do Masp possui atualmente cerca de 8 mil peças 

por Samuel Wendel

No dia 4  de outubro, o Museu de Arte de São Paulo comemorou 65 anos. Inaugurado em 1947, o Masp é o museu mais frequentado de São Paulo. O edifício sede  possui 11 mil m² divididos em cinco pavimentos. Seu vão livre de 74 metros e sua arquitetura moderna o tornam cartão postal da cidade.
O museu foi idealizado pelo empresário e jornalista Assis Chateaubriand e pelo crítico de arte Pietro Maria Bardi. As primeiras obras a compor seu acervo foram selecionadas pelo próprio Pietro, em suas inúmeras viagens que fez à Europa acompanhado por Chateaubriand, quando visitaram várias capitais europeias, logo após o fim da Segunda Guerra Mundial.
Em 1982, o Masp foi tombado pelo CONDEPHAAT – Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado e em 2003 pelo IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.
A professora e historiadora Cláudia Santana sempre que pode, leva seus alunos ao Masp. “É muito importante essa visitação porque podemos vivenciar aquilo que discutimos e compartilhamos em sala de aula”.
Cláudia afirma que a visitação aos museus da cidade é algo importante para a consolidação da cultura dos jovens. “A visita ao museu é fundamental e nós podemos mostrar algo para os nossos alunos que foge do tecnológico e mesmo que algumas obras sejam da Europa, toda essa arte fala muito com eles”, completa.
No mês de aniversário do museu, o número de visitantes aumentou consideravelmente. O motorista Felipe dos Santos nunca havia entrado em um museu, mas o aniversário do Masp despertou nele o interesse pela arte. “ É a primeira vez que venho aqui e estou achando muito interessante. Tinha muita curiosidade, mas não tinha coragem de entrar aqui”.
O motorista voltou a estudar recentemente e está na  6ª série do primeiro grau e afirma que essa visitação vai contribuir para a formação dele. “Tenho 54 anos e só queria vir aqui quando eu soubesse ler e escrever, hoje isso é possível. O museu também possui monitores e ,quando tenho dúvidas, pergunto e eles me ajudam”, afirma o motorista.
O Masp promove exposições temporárias e possui um acervo com mais de 8 mil peças. Na coleção permanente, estão grandes obras de vários períodos e escolas, assinadas por El Greco, Turner, Van Gogh, Dalí, Rodin, Matisse, Gauguin, Monet, Manet e Renoir.

Serviço
Masp - Museu de Arte de São Paulo
Av. Paulista, 1578 
Horário: de terça-feira a domingos e feriados, das 10h às 18h; quinta-feira, das 10h às 20h
Ingresso: R$ 15 (com meia-entrada), crianças até 10 anos e pessoas acima de 60 anos não pagam; às terças-feiras o acesso é gratuito.
Tel: (11) 3251-5644
Site: masp.art.br



Nenhum comentário: